sábado, 27 de novembro de 2010

RELATANDO O ANDAMENTO DA INTERVENÇÃO

PLANEJAMENTO E AÇÃO

Inicialmente a comunidade escolar começou o planejamento que Segundo (GIL , 2002), “ Como toda atividade racional e sistemática, a pesquisa exige que ações desenvolvidas ao longo do seu processo sejam efetivamente planejadas.” Foi elaborado um questionário pela comunidade para ser respondido por representantes dos diversos segmentos ( professores, funcionários, representantes de pais e alunos, diretores e coordenadores), para o levantamento das principais necessidades que a escola apresentava naquele momento. Após o recolhimento do questionário foi realizado a sistematização dos dados coletados pela vice-diretora Adriana Barbosa através de gráficos e tabelas.
No dia 21 de agosto foi agendada uma reunião com toda comunidade escolar para a socialização do que foi coletado através do questionário e definição do foco de intervenção. Os professores, representantes de pais, alunos e funcionários concluíram que a elaboração do PPP seria o foco da intervenção pois segundo o parecer de todos se tratava de uma urgente necessidade da escola.
Após a reunião a vice-diretora Adriana com a orientação do curso de especialização Escola de Gestores, oferecido pela UFBA, iniciou a elaboração do projeto de intervenção registrando a caracterização da escola com dados cadastrais, a estrutura física e organizacional, listagem dos funcionários indicando carga horária e função, recursos oferecidos pela unidade de ensino, perfil do estudante e da comunidade de entorno, estrutura e funcionamento do Conselho Escolar e o atual perfil da escola. No projeto houve o registro também os dados norteadores da pesquisa como situação problema, objetivos da intervenção, tanto geral como específicos e a justificativa. Adriana Barbosa realizou estudos de algumas obras recomendadas pelo curso, como: O Projeto Político Pedagógico na perspectiva de uma educação para a cidadania de Moacir Gadutti, Como elaborar projetos de pesquisa de Antônio Carlos Gil, Metodologia da pesquisa ação de Thiollent e alguns trabalhos científicos, como o de Zuma Evangelista A construção coletiva do Projeto Político Pedagógico.
A COMUNIDADE ESCOLAR se mobilizou para atingir os objetivos específicos elaborados no projeto de intervenção, realizando as seguintes ações:

REFORÇO ESCOLAR- Com um profissional direcionado para alfabetizar alunos cursando a quinta série sem dominar leitura e escrita.

PROJETOS REALIZADOS PELA SALA DE LEITURA: -Leitura e escrita; contos e cantos; peças teatrais com o grupo de teatro formado pelos alunos do CEMM, Consciência negra e outros.

CONSELHO DE CLASSE: diferenciado realizado em três dias com conselho com professores diagnosticando o nível de aprendizagem dos alunos; levantamento de estratégias para solução dos problemas diagnosticados e plantão de pais com entrega de resultados.

SHOW DE TALENTOS- realizado no centro comunitário com a participação da comunidade escolar e da comunidade de entorno.

INTERCLASSE- times formados pelos alunos dos três turnos com final realizada no Ginásio de Esportes Raul Ferraz.

VISITAÇÃO DOS ALUNOS NO CESC COM PROJETOS DE CINEMA E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL (PLANETÁRIO)- como premiação para os alunos que se destacaram durante os trimestres.

REUNIÕES PERIÓDICAS COM OS DIVERSOS SETORES DA ESCOLA- avaliação e planejamentos com a participação de todos.

REUNIÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO COM O OBJETIVO DE ELABORAR O PPP- reuniões envolvendo todos da comunidade escolar e comunidade de entorno.

MELHORIA DA INFRA-ESTRUTURA DA ESCOLA- construção de uma sala para coordenação e depósito; ampliação do muro e pintura; compra de equipamentos e mobiliários; melhoria da estrutura da sala de leitura, montagem com equipamentos e estrutura para laboratório de informática e outros.

COMPRA DE MATERIAIS DIDÁTICOS- compra de materiais diversos para facilitar o trabalho dos professores, manutenção regular das máquinas de xerox com adição de mais uma sendo no total.

COMEMORAÇÕES IMPORTANTES PARA A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA:
-Dia das Mães: comemoração com oficinas profissionalizantes ,profissionais na área de estética e outros.
-Dia dos Pais: palestras sobre assuntos de interesse para homens do campo, com a participação da UESB e BNB, contadores de causos e parte social com cabeleleiros.
-Dia das crianças- atividades diferenciadas para o segmento I
-Dia dos professores: confraternização na pizzaria com mensagens, bingo e homenagens feita pelos alunos em vídeo.
-Semana Santa: apresentação teatral do grupo de teatro do CEMM, com iniciativa da sala de leitura.
08
-Dia do estudante- gincana cultural para o diurno e palestra com convidado para o EJA.

-PROJETO SOCIAL BOQUEIRÃO: com iniciativa dos alunos do noturno e professores a escola realizou uma visita a esta localidade carente com doações de roupas e mantimentos. Já está agendado para dia 06/12 uma segunda visitação para entrega de Kits de higiene com parceria também do posto de saúde para realizar procedimentos ambulatoriais como medição e pressão arterial, glicose, dentista e outros, parceria com o CREAS.

E com atividades já agendadas para realização em dezembro de 2010 como:
-segunda visita no Boqueirão;
-projeto interdisciplinar de conscientização pelo valor da vida e esclarecimento sobre drogas e violência através de apresentações teatrais e textos trabalhados em sala;
-encontro de casais, objetivando aproximar a família da escola através de orientações de valores e comportamentos;
-reunião do conselho escolar para avaliação dos itens sugeridos pela comunidade escolar para compras com a verba do caixa escolar.
Foi realizado também como atividade do curso para auxiliar no desenvolvimento do projeto, entrevistas com outros gestores com o objetivo de encontrar meios para alcançar o envolvimento de toda comunidade escolar na realização das atividades sugeridas na unidade de ensino.
Acreditamos que juntos caminharemos com maior facilidade, superando as dificuldades e fazendo diferença na vida das pessoas que dependem do nosso trabalho. Temos consciência como comunidade escolar da importância de ter um Projeto Político Pedagógico, norteando as atividades desenvolvidas na nossa unidade de ensino.