sábado, 18 de dezembro de 2010

REVITALIZAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR

Objetivando democratizar as ações realizadas na instituição de ensino para atender com maior precisão as necessidades apresentadas através de relatos da comunidade escolar e de entorno, coletados com uma pesquisa-ação realizada em agosto de 2010 é que a escola percebeu a necessidade de consolidar o Conselho Escolar.
Segundo o Programa Nacional dos Conselhos Escolares, o Conselho Escolar tem papel decisivo na democratização da educação e da escola, portanto uma escola onde constata-se que o Conselho Escolar é obsoleto, é necessário que a instituição encontre mecanismos para efetivar as funções deste órgão de suma importância para a obtenção de uma escola mais democrática e de qualidade. Buscando democratização e qualidade na instituição é que a comunidade escolar do Centro Educacional Moisés Meira planejou ações para 2010 e 2011 visando a revitalização e consolidação do seu Conselho Escolar.



PLANO DE AÇÃO

21/08/2010- Reunião com a comunidade escolar, representantes da comunidade de entorno e conselheiros, membros do Conselho Escolar.
-Pauta: Avaliação do plano de gestão e dos relatos recolhidos através de questionários respondidos pela comunidade escolar; Definição do foco de intervenção.

13/12/2010- Reunião com conselheiros.
-Pauta: Prestação de contas do Caixa Escolar; Definição de compras e gastos do Caixa Escolar para o ano de 2011.

10/03/2011-Rever a estrutura do conselho escolar, através de uma convocação para nova eleição dos diversos segmentos da comunidade escolar.

14/03/2011-Divulgação do edital de convocação para reunião de eleição dos representantes do Conselho Escolar.

18/03/2011-Reunião para eleição em plenária.

21/03/2011- Reunião para posse dos representantes eleitos que consistirá de:
a) Ciência do Estatuto, mediante leitura;
b) Ciência do Regimento Escolar;
c) Assinatura da Ata e Termo de Posse.

01/04/2011-Capacitação com palestra para conscientização da importância do papel do Conselho Escolar na unidade de ensino e quais as suas principais funções para atuar efetivamente na democratização das decisões.
-Apresentação e discussão dos relatos apresentados no ano de 2010 e das metas planejadas na semana pedagógica pela comunidade escolar para o primeiro semestre de 2011;
-Apresentação do calendário escolar de 2011;
-Definição de compras e gastos do Caixa Escolar com a socialização das decisões na última reunião em 2010;
-O que ocorrer.



RELATOS DA COMUNIDADE ESCOLAR E CONSELHEIROS

-Melhoramento do espaço escolar:
Organização do espaço escolar para o funcionamento do fundamental I, reservando salas e uma parte do pátio para a montagem de um parquinho e construção de banheiro e um escovômetro;
Reforma da quadra;
Melhoria dos pátios com canteiros, bancos e piso apropriado;
Pintura da frente da escola com identificação e calçada cimentada.
-Proposta pedagógica, objetivando melhoria da aprendizagem dos alunos e a diminuição da evasão.



Nenhum comentário: