segunda-feira, 13 de setembro de 2010

NOSSA ESCOLA

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
O Círculo Escolar Integrado de José Gonçalves foi criado em mil novecentos e noventa e quatro, composto pelo Centro Educacional Moisés Meira construído em mil novecentos e cinquenta e cinco no governo do então Presidente da República Dutra com verbas federais, incentivado pelo educador de renome nacional Professor Anísio Teixeira, que teve como objetivo oferecer o ensino público à comunidade de José Gonçalves atendendo com o curso primário, em mil novecentos e setenta e nove passou a ser oferecido o primeiro curso ginasial da zona rural do município de Vitória da Conquista. Hoje atende novecentos e oito alunos provenientes da sede e de dezessete povoados da região.
O CEI é também composto pelas escolas isoladas Escola Municipal Álvares de Azevedo , Joaquim Manoel de Macedo e Laurentino Meira. Todo o círculo é mantido pelo poder público municipal. O núcleo do círculo que é a escola Moisés Meira oferece o ensino fundamental de nove anos com a proposta de Educação no Campo nos turnos matutino e vespertino, dividida em segmento I e II em nove módulos e a Educação de Jovens e Adultos no turno noturno. As demais escolas oferecem o ensino fundamental em cinco anos dividido em segmento I de cinco módulos em salas multi-modulares.


Centro Educacional Moisés Meira
Endereço Rua Santo Antônio s/n, distrito de José Gonçalves, Vitória da Conquista.
Telefones (77) 3402-6002
Cadastro MEC/Inep 29277698
Autorização de funcionamento Resolução CME 016/2001
Modalidades de ensino Fundamental e EJA
Quantitativo de alunos 908


ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA
O Centro Educacional Moisés Meira possui sessenta e oito funcionários sendo quarenta e três professores regentes, quinze funcionários em serviços gerais, um secretário e dois auxiliares, dois coordenadores e um auxiliar em coordenação, uma diretora, uma vice-diretora e uma auxiliar administrativa.
A gestão da escola está formada por uma diretora denominada Solange Feliciano Pires, graduada e pós graduada em história e uma vice-diretora graduada em matemática e cursista do curso de pós- graduação em Gestão Escolar oferecido pela UFBA.

ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA
A escola possui doze salas de aula arejadas com mobiliário de mesa para professor, carteiras, quadro branco e negro, uma sala de leitura com acervo de livros variados, um laboratório de informática com suas instalações em andamento, uma sala para professores com dois banheiros, secretaria, sala da direção, cozinha, almoxarifado, dois banheiros para os alunos, três pátios grandes e uma quadra desativada devido a infra-estrutura inadequada.


PERFIL DO ESTUDANTE
A escola possui um alunado de várias localidades que o formam classes heterogêneas quando se refere às questões sociais, econômicas e culturais. Além de receber alunos da própria comunidade em que a mesma está inserida a clientela advém de comunidades circunvizinhas diferentes, destacando-se alunos de comunidades quilombolas que sobrevivem de diferentes atividades econômicas e são de diferentes crenças religiosas, sendo que alguns desses discentes são portadores de necessidades especias.
Na sua maioria são alunos de comportamento sociável e respeitoso para com todos da comunidade escolar, são apáticos e apresentam grandes dificuldades de aprendizagem. Gostam de atividades esportivas e sentem falta de uma quadra adequada para a prática de esportes.


PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO


Os moradores de modo geral são de classe média baixa, depende do plantio e de recursos federais como bolsa escola e família, aposentadoria e outros. O comércio é pequeno formado apenas por bares, padarias, mercados, oficinas mecânicas, atelier de costura e outros. A infra-estrutura é precária com ruas sem pavimentação. Apresenta água encanada em algumas localidades, possui um posto de saúde e a segurança é precária sem posto policial.

Nenhum comentário: